My Image

OHSAS 18001:2007- Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional

Demonstre o seu compromisso com a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho


Cada vez mais as Organizações estão preocupadas em demonstrar o seu compromisso com a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Este é um tema crucial para a imagem corporativa, envolvendo colaboradores, clientes, bem como outras partes interessadas.



O que é a especificação OHSAS 18001?

A especificação OHSAS 18001 é um referencial que contém requisitos para Sistemas de Gestão Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho desenvolvida em conjunto por um grupo de Organismos de Certificação internacionais, Organismos de Normalização nacionais, e outras partes interessadas, fazendo parte da sua estratégia identificar e controlar os riscos da saúde e segurança, minimizar potenciais acidentes, cumprir a legislação vigente e melhorar a sua performance geral, protegendo a sua força de trabalho e o bem-estar dos colaboradores.

A nova versão da norma OHSAS 18001 foi publicada em Julho de 2007, sendo mais orientada para os resultados. Também mais alinhada com as normas ISO 9001 e ISO 14001, pelo que pretende encorajar a integração dos Sistemas de Gestão, encerra também modernos e provados conceitos de gestão da Segurança e Saúde do Trabalho com elementos e definições mais refinados.

Os benefícios do OHSAS 18001

Demonstrar o seu compromisso com a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho permite melhorar significativamente a eficácia das operações internas e consequentemente reduzir acidentes, riscos e períodos de paragem. A segurança do colaborador e a qualidade do ambiente de trabalho são significativamente melhoradas porque os objetivos e as responsabilidades são definidos, e todos os colaboradores são preparados para lidar de forma eficaz com quaisquer riscos futuros. Simultaneamente, a especificação OHSAS 18001 assegura a conformidade com os atuais requisitos legais, reduzindo o risco de sanções e ações judiciais.

A certificação do seu Sistema de Gestão OHSAS 18001 permite-lhe demonstrar elevados níveis de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho no concurso a contratos nacionais e internacionais, na expansão local de novos negócios ou na negociação de prêmios de seguro.

As avaliações regulares apóiam as Organizações continuamente, a usar, monitorar e melhorar os seus Sistemas de Gestão de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho e processos relacionados. Melhoram a confiabilidade das operações internas na satisfação dos clientes, bem como toda a sua performance. Possibilitará, ainda, uma melhoria significativa na motivação dos seus colaboradores, envolvimento e consciência das suas responsabilidades na consecução de um ambiente de trabalho seguro.

Para concluir, a OHSAS 18001: 2007 não é a cura para todos os problemas da Segurança e Saúde do Trabalho de uma empresa, mas é uma Norma única pela sua aceitação global e modo prático de conseguir um melhor ambiente de trabalho e melhorias constantes por meio de um Sistema de Gestão completo.

A OHSAS18001 pode ser adaptada por qualquer organização que pretenda implementar um procedimento formal para reduzir os riscos associados à da segurança e saúde no ambiente de trabalho para os empregados, clientes e público em geral.